Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias

Governador cumpre missão oficial nos Estados Unidos para promover Santa Catarina e atrair investimentos

Foto: Anthony Quintano / Wikimedia Commons

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, estará nos Estados Unidos entre os dias 12 e 17 de maio para cumprir uma agenda estratégica de promoção internacional do estado. A missão oficial contempla compromissos em Nova York e Washington, com foco na atração de investimentos, apresentação de projetos estruturantes e ampliação das parcerias com organismos internacionais, como o Banco Mundial. Para Jorginho Mello, a missão representa um passo importante da internacionalização.

“Estamos cumprindo uma agenda de Estado, levando a imagem de Santa Catarina para o mundo. Temos uma economia forte, diversificada e inovadora e os Estados Unidos são o principal destino das exportações de Santa Catarina, o país que mais compra do nosso estado. Nós vemos um grande potencial de crescimento no curto e no médio prazo e vamos buscar isso com os investidores internacionais nesta missão. O nosso governo garante o apoio necessário e acelera o desenvolvimento”, afirmou o governador.

Brazilian Week: vitrine global para Santa Catarina

A primeira etapa da viagem será em Nova York, onde o governador participa da Brazilian Week, evento promovido pela Apex Brasil em parceria com o Lide, o Valor Econômico e outras entidades. O encontro reúne empresários, investidores e autoridades brasileiras e norte-americanas, e representa uma vitrine internacional para os estados brasileiros.

Durante a programação, Jorginho Mello será palestrante em eventos como o SC DAY, realizado pela InvestSC e a Secretaria de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos (SAI-SC), com apoio do BTG. O governador também fala no Brazilian Regional Markets da ApexBrasil (12/05); no Lide Brazil Investment Forum (13/05) e no seminário Valor Econômico: Oportunidades no Brasil (14/05). 

Nestes espaços, Jorginho Mello apresentará os diferenciais competitivos de Santa Catarina, como infraestrutura logística, solidez fiscal, ambiente de negócios inovador e mão de obra qualificada, além de destacar projetos prioritários nas áreas de mobilidade, logística, meio ambiente, saneamento, agricultura, tecnologia e biotecnologia de ponta.

A comitiva catarinense também participa de reuniões bilaterais com fundos de investimento e multinacionais previamente selecionadas, com o objetivo de atrair capital estrangeiro para iniciativas estratégicas do estado. Estão previstos encontros com empresas das áreas de tecnologia, energia renovável, infraestrutura e agronegócio.

Reuniões com o Banco Mundial e agenda em Washington

Na segunda etapa da missão, o governador se desloca a Washington, para reuniões com o Banco Mundial e outras instituições multilaterais. Um dos principais objetivos é tratar do andamento e da ampliação de financiamentos para programas como o Estrada Boa, de recuperação e modernização de rodovias estaduais; o Promobis (Programa de Mobilidade Sustentável), que contempla obras de infraestrutura na região da AMFRI (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí); além de projetos do setor agrícola, com foco na modernização da produção, resiliência climática e sustentabilidade no campo.

Presença institucional e fortalecimento de parcerias

A missão internacional organizada pela Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos conta com o apoio institucional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), que acompanham a agenda, além de representantes do setor público e privado. O objetivo é criar um ambiente de cooperação que reforce a posição de Santa Catarina como um dos estados mais atrativos para negócios no Brasil. 

“O Governo de Santa Catarina está adotando uma postura proativa diante da agenda econômica do governo do presidente Donald Trump, nesta missão aos Estados Unidos. O governador Jorginho Mello coloca o estado em uma vitrine de oportunidades para investidores estrangeiros e para atrair os negócios do futuro.  Nesta viagem encontraremos investidores, formadores de opinião brasileiros e dos EUA e os grandes fundos americanos, num momento em que o mundo procura alternativas para investimento”, antecipa o secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen.

Com uma pauta robusta e encontros com lideranças empresariais e institucionais, a missão busca colocar Santa Catarina no radar global dos investimentos em um momento estratégico da economia mundial. A presença no principal centro financeiro do mundo e o diálogo direto com organismos multilaterais reforçam o compromisso do Governo do Estado com o crescimento sustentável, a geração de empregos e a melhoria da qualidade de vida da população catarinense.

Autoridades na missão

O governador viaja acompanhado de uma comitiva catarinense formada por Paulo Bornhausen, secretário Executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos; Cleverson Siewert, secretário de Estado da Fazenda; secretário de Estado da Comunicação, Bruno Oliveira, e o secretário adjunto da Comunicação, Nathan Neumann; Beto Martins, secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias; coronel Fabiano de Souza, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar e Rodrigo Prisco, diretor da InvestSC.

Das entidades representativas do estado, parlamento e municípios, fazem parte da comitiva o Presidente da FIESC, Mario Cezar Aguiar; o presidente da ACATE, Diego Brittes Ramos; o deputado Estadual Mário Motta; o presidente do Grupo SCC, Roberto Amaral; os prefeitos de Florianópolis, Topázio Neto; de Itajaí, Robison Coelho e de Balneário Piçarras, Tiago Baltt. Também viajam o consultor de Desenvolvimento Regional da AMFRI, João Luiz Demantova, e o diretor-presidente da Itajaí Participações S/A, Níkolas Reis.

A chegada do governador Jorginho Mello a Santa Catarina será no domingo, dia 18.

Escrito por:

ASCOM | SAI

Assessoria de imprensa da Secretaria Executiva de Articulação Internacional